A nutricionista Karin Honorato dá dicas de uma alimentação saudável para as mulheres na fase da menopausa. De acordo com ela, os sintomas da menopausa, que começam a aparecer a partir dos 50 anos, são calores noturnos, falta de energia, irritabilidade, depressão e ganho de peso difícil de ser revertido. Tudo isso, segundo a especialista, acontece pela queda dos hormônios.
Um estilo de vida saudável, exercícios físicos e uma alimentação adequada favorecem na diminuição desses sintomas. Karin conta que grãos como a linhaça são fontes de fitoestrogênio - que é uma fonte de hormônio vegetal, além de terem ômega 3.
O tofu e os derivados da soja são ricos em cálcio, as leguminosas como feijão, lentilha e ervilha também amenizam os sintomas da menopausa.
O abacate, o azeite e as castanhas em geral ajudam na diminuição da secura das mucosas e na irritabilidade. Auxiliam também na melhora da depressão porque a gordura age nos neurotransmissores. As frutas cítricas - limão, mexerica e laranja - são fontes de vitamina C e ajudam a amenizar o calor.
Já as verduras escuras possuem magnésio que ajuda o organismo a relaxar, melhora a irritabilidade e coloca o cálcio para dentro dos ossos. Além disso, elas têm fibras que auxiliam no funcionamento do intestino e de todo o organismo.
A nutricionista alerta quanto à ingestão em excesso de café e chocolate porque ambos têm uma substância que pode piorar o quadro hormonal. Quanto ao calor, ela pede que se evite o consumo exagerado do sal, bebidas alcoólicas, gengibre, canela, cravo-da-índia e de alimentos apimentados e/ou muito condimentados.
O excesso de açúcar e farinha branca também pode alterar o humor e aumentar o acúmulo de gordurinhas indesejáveis.